Progressiva no cabelo: vale a pena?

09:30

Oi, pessoal! Hoje vim falar um pouquinho pra vocês sobre o meu cabelo, com o que fiz com ele e talvez isso possa ajudar algum de vocês a se decidir nessa questão: vale a pena ou não fazer progressiva no cabelo?

Antes de mais nada, a escova progressiva é um método de alisamento e redução do volume dos cabelos, diminuindo também o frizz, que são os famosos fios rebeldes que vivem fora do lugar. Ela é chamada dessa forma porque, a cada vez que se realiza esse procedimento, o cabelo apresenta melhores resultados nesses quesitos. Meu cabelo sempre foi bem cacheado, e também muito ressecado. Tinha partes dele que, não importava quantas vezes eu molhasse ou passasse creme, parecia sem vida, sabe? Não pegava, continuava seco. Quando saía com pressa, depois do banho, passava gel até dizer chega, para segurar os fios, e olha que nem assim resolvia. E eu sei que existem várias outras formas de cuidar dos cachos, mas decidi que queria deixar liso mesmo, e minha mãe começou a pagar progressiva no salão. Nessa época, eu devia ter uns 14 anos.


Só que eu confesso, não cuidava do cabelo. Aí a ida no salão ia para o brejo em questão de semanas, e foram tantas progressivas em tantos salões, tanto dinheiro jogado fora que minha mãe quase desistiu do meu caso haha. Os anos foram passando, e às vezes eu deixava o cabelo natural por longos períodos e eu falo, não é a mesma coisa porque ele não é tão cacheado como antes. Claro que ainda tenho cachos, e a coisa boa é que aquelas partes desidratadas foram saindo e querendo ou não, essas progressiva hidrataram o cabelo. É cuidado na hora de escolher o shampoo e condicionador, fazer hidratação. Ele ficou muito bonito e saudável após as progressivas, e olha que eu nem tinha tanto zelo assim.

Ano passado, eu estava um desastre, e o cabelo bem ruim por falta de cuidado. Minha mãe decidiu pagar mais uma progressiva, aproveitei também para fazer um pequeno corte no cabelo. Deu um certo choque, porque eu tinha esquecido que a uns meses atrás, eu tinha usado uma outra química no cabelo: Hair Life, que uso de vez em quando para dar aquele brilho a mais. E isso é algo que você tem que tomar muito cuidado, porque química no cabelo, dependendo do que você fizer, pode fazer até com que ele caia. A sorte é que minha mãe entende bastante dessas coisas, então toda vez que passo um produto, e do nada ele começa a quebrar antes de eu ter tempo de tirar, ela já me socorre e vai pegando o que tiver a disposição para concertar.


Resultado de imagem para quimica no cabelo


Nesse caso em questão, o que aconteceu foi que meu cabelo deu uma clareada, e o resultado até que ficou bom, parecia até que eu tinha feito luzes. Mas já passei por muita coisa, e a mais recente foi mês passado, quando fui no Ressaca Friends (clique aqui para ler) e deixei passarem spray no meu cabelo para ele ficar colorido. Eu não sabia o que tinha na composição desse spray, mas precisei passar até shampoo antirresíduo para tirar totalmente do coro cabeludo. Minha irmã foi até pior o caso, porque foi passar chapinha e passou um produto antes, e o cabelo dela começou a parecer borracha de tão fraco que ficou os fios. Ta tudo certo agora, mas perceberam o tamanho do perigo?

Acho que essa questão de fazer ou não progressiva vai de cada pessoa. É claro que você tem que aprender a se amar e seu cabelo faz parte disso. Mas se você opta por pintar, cortar, alisar ou cachear, enfim, se você faz alguma mudança nele, não significa que você não goste de si mesmo. Eu vejo pessoas dizendo que você tem que se aceitar como é, e que mudar o cabelo é ir contra suas raízes. Porém, querer uma mudança, ou testar coisas novas, isso não é nenhum problema, não penso dessa forma. Cada um faz o que acha melhor para si, e mais conveniente para o seu dia-a-dia.

O efeito de uma progressiva, dependendo do tipo do seu cabelo, pode durar até seis meses. Os preços variam bastante, já vi lugar cobrando R$ 50,00 e outros cobrando R$ 400,00. Não precisa dar uma fortuna para uma progressiva, veja um salão que tenha aquele precinho em conta, mas lembre-se: o barato pode sair caro, pesquise antes. Pensar bem antes, porque apesar de ter como reverter, pode levar tempo e requer um certo gasto, e às vezes nunca volta a ser como era antes. Sempre se atentar ao cabeleireiro, tentar ver os produtos que usam no salão e se é bem recomendado. E caso vá fazer algo no cabelo por conta própria, veja vídeos, leia artigos do assunto, para não dar mancada depois.
Resultado de imagem para gif cabelo progressiva

Eu particularmente acho bem mais prático cabelo liso, e o problema é justamente essa questão de viver secando e passando prancha e de hidratar, que eu não tenho tanta paciência, estou fazendo isso aos poucos. Mas até cabelo cacheado exige isso, então a questão é adquirir o hábito de cuidar.

Então eu digo, não me arrependo de ter feito. É bem mais prático, acordo e só preciso passar um pente, algumas vezes uma prancha básica, e ele se mantém o restante do dia. Quando eu fico com cabelo natural, não adianta só passar o pente e prender, porque o meu não se segura e dá a impressão de que não foi penteado. Tinha que lavar todo dia, e quando ele secava, já armava, e era aquele trabalhão. Acho mais bonito, porém nessa minha correria de estudar e trabalhar, não funcionou comigo.

E vocês, o que acham dos próprios cabelos? Já fizeram alguma mudança? Conte suas experiências nos comentários!

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *