Como se organizar para o próximo semestre da faculdade

08:30

E mais uma vez o período de aulas chega, e com ela o desespero para conseguir sobreviver a mais um semestre. Porém, apesar do sofrimento de voltar a estudar temos os materiais escolares, a parte mais legal desse momento de sofrimento. E além de mostrar os meus, venho trazer algumas dicas para vocês se organizarem.



Esse semestre eu estava na cabeça de, ao invés de usar cadernos de matéria, usar aqueles pequenos já que só tenho uma aula por dia. Dessa forma, ao invés de carregar peso todos os dias, só precisaria trocar o caderninho na mochila. Mas a ideia acabou não colando porque eu escrevo muito e ... bem... o caderno é pequeno. 

Em compensação, acabei sendo convencida pela minha família a levar um caderno de matéria e fiquei com um lindo do Vegeta, príncipe dos sayajins. Dá só uma olhada:





A primeira regra da organização é: já tenha seu material separado antes das aulas começarem. Defina se vai ser fichário, um caderno para cada matéria, um único caderno para todas as matérias, folhas avulsas, etc. No semestre passado eu mal usei caderno, pegava folhas a parte e ia guardando em uma pasta por disciplina. Não precisa comprar um monte de materiais, o essencial é ter a onde escrever e canetas.

Assim, entramos na segunda regra: já deixe sua mochila no esquema. Guarde cadernos, estojo, já deixe tudo guardado e isso não serve apenas para a volta as aulas: tem que virar rotina. Confesso que sou muito desorganizada, e na correria do dia-a-dia, pois trabalho e estudo, acabo não conseguindo arrumar todo o dia. Mas pelo menos uma vez por semana retiro todo o lixo que tem ali acumulado, jogo fora o que não vou mais precisar e se for algo que eu possa usar mais pra frente, mas não agora, já coloco em uma pasta e deixo guardado na estante pra não ficar carregando peso.

O guarda-chuva não sai da bolsa, a menos que eu tenha usado ele precise secar. Garrafinha de água também é indispensável, mesmo que esteja vazia já deixo no bolsinho porque vivo esquecendo ela, e quando eu chegar na aula, só encher no bebedouro.

Com esse gancho, a terceira regra é: ande sempre com algumas folhas sulfites e se for o caso, folha almaço. Confesso que folha almaço não uso tanto, mas nunca se sabe quando precisarei fazer um rascunho ou algum trabalho para entregar na aula mesmo.




As pastas, da qual me referi são tipo essas, apesar de existirem vários modelos. Além de já deixar guardado ali folhas para serem usadas quando for preciso, é bom para não amassar trabalhos e provas quando for guardar na bolsa.

E ter uma agendinha, mesmo que pequena, é crucial. Nem precisa ser algo muito elaborado, contanto que tenha um espaço para você anotar seus compromissos, suas aulas, trabalhos e provas para fazer e entregar. Eu costumava escrever em cada caderno a data dos trabalhos e isso depois me bagunçava muito, então passei a reunir as informações em uma folha só para ajudar na visualização.




Também comprei essa pasta que considero muito útil: nela você pode colocar vários trabalhos, provas, artigos, etc para ficar tudo organizado e não se perder. Eu uso mais porque como faço Iniciação Científica o que não me falta é folha: coisas para ler, para revisar, para guardar como futura referência e se tornou muito útil deixar tudo ali.

Para ajudar no seu período de estudos, recomendo que você faça cadastro na Herói Estudante, e dessa forma você poderá imprimir uma apostila de até 160 páginas por mês gratuitamente. Fiz um post aqui contando minha experiência e que funciona mesmo, clique AQUI para ler. 

Meu estojo já está cheio de canetas e também com marcadores, só espero que dure. Estou pensando em colocar meu nome em cada uma para não perder, porque isso aí é dinheiro e não posso ficar me dando ao luxo de perder. Estou com 2 marcadores de texto, um verde e um amarelo, e quero um rosa também.



Como vou passar o dia todo fora de casa, é importante aproveitar cada minuto. Vou ter um período de duas horas vagas antes de começar as aulas, pois sairei do trabalho às 17 hrs e as aulas começam as 19 hrs. Vai dar tempo para fazer trabalhos, tirar um cochilo e dar uma estudada.

Acho importante que cada pessoa encontre seu método se estudo próprio. É bom se basear em métodos que já funcionam e que são bem famosos, mas cada pessoa tem suas particularidades e é bom ver o que se encaixa melhor com você. No meu caso, eu uso muito post-it, pena que não consegui encontrar para comprar. Também costumo ir fazendo marcações no caderno das partes mais importantes, assim na hora de estudar fica mais fácil para procurar assuntos e os destaques. 

Espero que essas dicas tenham ajudado e desejo a todos os estudantes um bom semestre!




VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *