É possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

16:36

Desde que entrei no 2º ano do ensino médio eu tinha um sonho: concluir minha formação antes do tempo. Nem pergunte o por que, longa história. Quando comecei a cursar o ensino superior, já estava um ano adiantada, e outro desejo surgiu assim que ingressei na faculdade: o de conseguir fazer 2 cursos ao mesmo tempo. Sim, eu sei, a maior loucura. Queria me desafiar, saber se isso era possível. Eu estava no 5º semestre de Administração de Empresas, meu 3º ano de faculdade, e o que mudou naquele ano foi que comecei a trabalhar e acredite, NÃO É a mesma coisa de antes: sua energia diminui, sua concentração idem, seu sono é maior. Cheguei a colocar a empresa em que estava na frente dos meus estudos, do tipo, "é melhor faltar na faculdade que faltar no serviço".

Imagem relacionada

Só que eu ficava revivendo aquele sonho louco, e olhando para o mercado de trabalho. Eu sabia que apenas a Administração não ia me garantir um bom emprego. Infelizmente, por mais que eu ame o curso, a concorrência é muito grande, e nossa economia não anda em seus melhores momentos. Uma 2ª graduação talvez me desse um diferencial, certo? Mas eu não tinha tempo, nem tanto dinheiro assim. A solução? Fazer esse segundo curso em EAD.

A princípio, optei por Jogos Digitais, e fiz durante um semestre. Porém, acabei trancando, pois esse curso exigia uma dedicação a mais e eu não tinha essa disponibilidade. Eu precisava de um curso que tivesse relação com a minha área, que eu já dominasse algumas coisas e assim seria mais fácil estudar, e optei por Marketing.

Resultado de imagem para É possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo?


Eu preciso ter uma frequência alta nas aulas, por ser bolsista integral em Administração, e tenho que respeitar o percentual mínimo de nota, que é obrigação para não perder a bolsa. Junto a isso, faço vários projetos paralelos, como Monitoria, Iniciação Científica, Representante de Sala, etc. Sem falar do blog, que exige todo um cuidado. E estou pensando bastante nas minhas prioridades. A minha saúde decaiu, fui parar no hospital mais vezes do que consigo contar, foi consulta atrás de consulta, uma série de exames...

Isso me exigiu um estudo da minha rotina e uma grande gestão de tempo. Sim, é possível, mas se você trabalha, o que era meu caso, apenas se essa 2ª graduação for em EAD. Vou fazer provas uma vez por semestre, e consigo estudar no meu ritmo durante esse tempo. Sem falar que cursos na modalidade a distante tem o preço muuuito reduzido, e descontos.

Resultado de imagem para É possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

É claro que tem suas partes complicadas, como eu falei acima. Você precisa tomar cuidado com cada dia, pensar bem se algo não está te fazendo perder tempo e é inútil e priorizar o que é importante. Mas também precisa ter aquele momento de lazer e descontração, saber desligar o cérebro em certos momentos e curtir a família, conversar com os amigos, a vida social, sabe? E lembrem-se, acima de tudo, da saúde.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

7 comentários

  1. Olá! Realmente é complicado conciliar dois cursos ao mesmo tempo e ainda poder desempenhar outras atividades, junto com o blog, por exemplo. Você precisa avaliar suas prioridade e ver como poderá organizar melhor seu tempo. Desejo sorte, bjo

    ❤️ http://lorenacaribe.blogspot.com/ ❤️

    ResponderExcluir
  2. Você parece ser uma pessoa muito responsável e aplicada! Mas realmente devemos colocar nossa saúde acima de tudo, pois sem ela, não podemos fazer nada, não é mesmo?
    Um beijo :*

    ResponderExcluir
  3. Você deve ser empenhar bastante com isso, sei que não é fácil, mas vai valer a pena.


    Xoxo S 🌻

    ResponderExcluir
  4. Não é fácil administrar duas faculdades ao mesmo tempo, é preciso se organizar muito, cuidar de você de sua saúde que deve está sempre em primeiro lugar, desejo sucesso pra você bjs.

    ResponderExcluir
  5. oi!
    Realmente fazer dois cursos é complicado e muito cansativo, estou pensando agora em começar algum curso. Mas ainda não sei qual :D

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não e nada fácil essa vida acadêmica né?
    Me lembro que na época da faculdade presencial vivia esgotada.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Nossa, dois cursos ao mesmo tempo deve ser bem complicado. Gosto muito de estudar e aprender coisas novas mas concordo que precisa ter muito pique. Ainda mais quando trabalhamos o dia inteiro. Também fiz Administração e gostei muito do aprendizado. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *